quinta-feira, 8 de setembro de 2011

USP sobe 84 posições e despenca em ranking internacional

                    Ao invés de estudar, alunos brincam de empurra-empurra com a PM

A Universidade de São Paulo (USP) subiu 84 posições no ranking elaborado pelo Standard School of London e ocupa agora a 94ª posição entre as 500 melhores universidade do planeta. Com a nova colocação, a USP despencou 27 degraus no ranking da própria Standard School.

"Resultados como esse são normais em se tratando de rankings de universidades. Não há uma padronização. Toda hora vemos diferentes ranqueamentos. Uma hora ia acontecer da USP melhorar a posição mas despencar na colocação em um mesmo ranking", explica o estatístico Marcelo Murier.

O mestrando Naroto Nawakugushi, do Instituto de Física da USP, demonstrou o que houve nesse ranking, ao que ele chamou de Teorema de Andersen. "É quando o de cima sobe e o de baixo desce em um mesmo espaço-tempo".

Para comemorar a nova posição e para lamentar a queda, os alunos da FFLCH fizeram uma Marcha do Ranking, onde protestaram contra a PM no Campus e pediram a liberalização da maconha. "A polícia nos intimida a estudar", disse Luana Alves, aluna de Letras.

O reitor João Grandino Rodas preferiu não se manifestar. "Caguei para esse ranking. Caguei montão".

Nenhum comentário:

Postar um comentário